quarta-feira, 22 de dezembro de 2010

GoAruna - Salvando arquivos na "Nuvem"

Boa noite !

Irei mostrar um programinha que te permite salvar até 2Gb em um servidor Web. Isso já é um grande passo para a tal da Computação nas Nuvens !

Mas, o que seria computação nas nuvens ? Nada mais do que aplicativos (programas mesmo), arquivos, projetos, musicas, imagens... tudo isso rodando simplesmente na Internet (Nuvem)! Sem a necessidade de HD`s, pen-drive, ou qualquer outra coisa... estamos no começo desse novo tempo... Mas, logo menos, estaremos desfrutando desse novo mundo de possibilidade e de praticidade.

Bem, o programa que apresentarei chama-se GoAruna.

Ele disponibiliza 2Gb, como mencionado ai em cima, para você salvar qualquer informação. Desde fotos, musicas, documentos... qualquer arquivos, mesmo. E com uma Interface bem fácil (apesar de ser em Inglês).


Tela de Login



Para usar este programa é necessário criar uma conta no https://goaruna.com/account/signup?=&t202id=44809&t202kw=IntroMov

Muito simples e fácil! Eles te mandarão um e-mail de confirmação, então cuidado para não digitar errado o teu e-mail ! Após isso, basta fazer o download do programa ( cerca de 3 Mb) e pronto, já pode começar a desfrutar das vantagens de poder acessar seus arquivos de qualquer lugar onde tenha internet.

Ah, o GoAruna tem algumas execelentes vantagens:
- Funciona em Linux, Windows e Mac
- Funciona nos principais Sistemas Operacionais para celular, como o Android.
- Voce pode utilizar os arquivos sem ter o programa instalado, buscando pelo próprio site.
- Te livra da nescessidade de utilizar PEN-DRIVE e outros dispositivos que sempre esqueço em casa nos momentos que mais preciso !

Mas, como nada é perfeito... a tranferencia de arquivos (tanto Enviar como Baixar) vai depender da sua conexão com a Internet!

Mesmo assim, uma boa dica para quem quer adentrar no mundo das "Nuvens"!

2 comentários:

  1. Parabéns pela matéria Thales, sensacional, você escreve muito bem.

    Sobre este novo tipo de armazenamento de arquivo, também acho que várias pessoas vão usar, só não acho que vá substituir as memórias em hardware pelo fato da internet infelizmente conter falhas na segurança e alguém pode roubar, apagar, alterar ou agir de má fé com seus arquivos.

    Eu ja usei site de share para compartilhar arquivos, mas o 'GoAruna' parece ser bem legal tbm ...

    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Obrigado, Alexandre.

    É verdade, subistituir não irá mesmo... mas que muitas coisas que guardamos em nossos Discos podem e serão guardados em outros servidores, acho que isso irá acontecer...

    Para as informações mais importates, no caso de empresas e tal, isso teria que ser analisado... muito bem analisado, porque realmente corre os riscos que você citou (o google já foi ataco por Craker's)... mas ainda acho mais fácil minha empresa pegar fogo do que o servidor do Hotmail ou do Google... mas não sei se colocaria o segredo do meu negócio no computador dos outro !

    Bom, cada caso tem que ser analisado individualmente.

    =]

    ResponderExcluir